Rapunzel e a quarentena

Disney Rapunzel Quarentena Sonhos Realização Esperança
Existe alguma similaridade entre Rapunzel e a quarentena? Através de uma análise sucinta, destacamos não só esta similaridade mas propomos um novo olhar sobre Rapunzel.

Para compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Índice e Verbetes

Índice

Verbetes​

As tags de Verbetes relacionaram os itens abaixo e você pode encontrar outros clicando em uma.

Sim existe uma clara similaridade entre Rapunzel e a quarentena. Preciso dizer que logo na primeira vez que assisti Rapunzel, já gostei muito de sua atitude; digo, sem que eu pudesse imaginar a situação que vivemos hoje, de distanciamento e reclusão (quarentena), e sem que eu tivesse experimentado o afastamento do convívio com o mundo, similar ao que Rapunzel foi submetida, esta história Disney já me tocou profundamente.

Reclusos, sim, em quarentena, mas com esperança e sonhos, de um amanhã livre e melhor. Hoje, releio a história e entendo, foi justamente esta atitude ativa e esperançosa que me atraiu. E para alguns momentos, como este, é provável que a atitude esperançosa se transforme no mais sólido e profundo de nossos alicerces.

Com esta ideia em mente, eu assisti mais uma vez o filme Enrolados, no qual reencontramos Rapunzel. Eu queria justamente confirmar a similaridade entre a história de Rapunzel e a quarentena, seria possível uma leitura de Rapunzel para tempos de quarentena? Posso afirmar, é inevitável se surpreender logo no início, eu levei um susto com tamanha similaridade!  Como o filme retrata bem a boa parte do que estamos vivendo hoje, é simplesmente espantoso (já na primeira cena).

Contudo, como em toda história Disney, também encontramos propostas inspiradoras; portanto vamos falar das similaridades sim, mas também vamos destacar o como se manter otimista e motivada, ou seja, vamos falar de filosofia Disney!

Tangled - When Will My Life Begin - Rapunzel

Rapunzel e a quarentena, as similaridades

Disney Rapunzel esperança sonho liberdade Disneyria

Sim! A nossa protagonista também vive em quarentena, isolada em sua torre, assim como nós em nossas residências! Claro que as razões são diferentes, e essa transposição imputa à Gothel  – vilã que sequestra Rapunzel e finge ser sua a mãe – o papel de covid-19, entretanto é exatamente ai que está a possibilidade de nos identificarmos com Rapunzel, a princesa do reino Corona (😳 o reino realmente tem este nome), cuja capacidade mágica de seus cabelos despertou o interesse inescrupuloso de Gothel.

Em Rapunzel, os cabelos, na humanidade, o convívio, sem o primeiro Gothel simplesmente pereceria, assim também acreditamos que se dará com o segundo, sem o convívio o vírus irá perecer! Por 18 anos, Gothel manteve Rapunzel sobre seu domínio, asfixiando sua aspiração à liberdade, assim mesmo como um vírus o faz, e para vencer foi preciso o sacrifício heroico de eliminar aquilo que mantinha a energia vital da vilã, os cabelos da Rapunzel.

Tal qual Rapunzel, não nos é também o momento do sacrifício heroico? Se não temos cabelos mágicos, há ainda algo de extraordinário na humanidade, a sua capacidade de conviver por um amor desinteressado.

Falando em amor e mergulhando no dia a dia da nossa protagonista, a história da Rapunzel nos apresenta Pascal, um camaleão super fofo (alívio cômico), como seu mais fiel amigo, alguém de quem o amor é inestimável. Pascal até parece dono de uma personalidade ranzinza e reservada, mas acaba se mostrando simpático e disponível, tudo o que se espera ter quando se vive uma rotina cheia de tópicos interessantes. Quer ver só?

Aqui está a rotina da nossa personagem sob o nosso olhar: renovar a beleza de seu espaço, varrendo o chão, lavando a louça e organizando a casa; investir em cultura e criatividade, lendo livros, desenhando quadros e tocando instrumento; sentir-se útil e produtiva, tricotando, cozinhando e fazendo artesanato; divertir-se montando quebra-cabeças, dançando e se alongando! E tudo isso só no começo do dia. Alguém vivendo algo parecido por aí? 🤨

Inspire-se com Rapunzel

Disney Rapunzel Sonho realização Disneyria Uma Leitura de Rapunzel para tempos de quarentena

Neste conto de fadas, encontramos a oportunidade de uma leitura de Rapunzel e a quarentena; na prática temos uma lista de atividades 😂, mas a história não nos diz só o que podemos fazer, nos entrega também uma atitude com a qual encarar o que nos propomos a fazer neste momento! E isto tem tudo a ver com a filosofia Disney.

Rapunzel, às vezes fica entediada, às vezes refaz coisas, em alguns momentos está alegre, já em outros não. E não tem sido assim com a gente durante esses dias? De qualquer forma me pergunto se não é possível, assim como ela, começar o dia, abrir a janela e enxergar este propósito maior. Fazemos o que estamos fazendo por acreditar em um amanhã livre novamente, cheio de convívio e aventuras.  

Assim como nossa personagem a maioria das pessoas está passando por sentimentos ambivalentes! Temos encarado muitas dúvidas, tédio, frustração, insegurança e medo, o que é natural pois queremos liberdade, mas também queremos segurança.

Todo dia nos deparamos com a mesma indecisão, qual o melhor caminho a seguir? Quando Rapunzel escolhe um caminho diferente, ela ainda não está muito certa sobre o momento – talvez a grande sabedoria esteja em encarar a dúvida como algo natural – e por isso segue se questionando (algo que fica claro nas cenas seguintes).

Seu conflito reside entre a realização de seu maior sonho, ver as lanternas – que representam a esperança de reencontrar a própria Rapunzel – e o medo de machucar aquela que acredita ser sua mãe, a quem tanto ama. De forma inversa, mas sob a mesma motivação, nos afastamos hoje de nossos entes para que amanhã possamos soltar nossas lanternas juntos!

Me pergunto, mesmo fora da quarentena, quantas vezes temos medo de dar o primeiro passo, não é mesmo?

Viva a filosofia Disney

Uma Leitura de Rapunzel para tempos de quarentena Disney Rapunzel Inspiração Sonho Realização Disneyria

Comecei dizendo o quanto gostei de cara da Rapunzel, além de gostar posso dizer que também me identifico muito com ela, pois ela tem um sonho maior do que todas as dúvidas e medos! E este é o principal ingrediente, aquilo que torna possível, uma leitura de Rapunzel para tempos de quarentena!

Sua determinação é alimentada pelo sonho (de ver as lanternas), assim como Walt foi alimentado por seu sonho de triunfar, assim como todos nós temos um sonho e podemos nos energizar com este! A grande sacada é não se motivar: com o sonho, mas por causa deste!

Portanto, quero, apesar de todas as circunstâncias, te incentivar a investir verdadeiramente no teu sonho! Todos nós temos um! Rapunzel acreditou em um amanhã melhor, sonhou com o dia em que poderia ver as lanternas de perto. E mesmo sem perspectiva ela buscou enxergar o lado promissor das coisas!

Que essa história possa, principalmente hoje, fazer com que você se livre da culpa, que aceite sentimentos ambivalentes (que tem invadido a todos nós), mas que persevere sobre eles, lembre-se de algo muito importante, você ainda tem sonhos a serem realizados!

E que amanhã seja um novo dia pra você, para nós, no qual possamos olhar juntos novamente, por nossas janelas, e apreciar as lanternas!

Inspire-se e viva a filosofia Disney!

Larissa-Michel-Disneyria-Lanterna-Rapunzel

Estamos juntos e isto tudo vai passar!

Mais sincero desejo de Disneyria 2020
Disneyria Entretenimento e Estudos Sobre a Disney

Você também deve gostar de...

O que a Disney te Ensina Posts Disney no Instagram

O que a Disney te ensina?

O que a Disney te ensina? São diversos os exemplos de pessoas que conseguiram extrair o melhor de seus fracassos, e isso nos mostra que

O que a Disney te Ensina Posts Disney no Instagram
Michel Luca

O que a Disney te ensina?

O que a Disney te ensina? São diversos os exemplos de pessoas que conseguiram extrair o melhor de seus fracassos, e isso nos mostra que

Read More »
Disneys Blogger Lifestyle Disneyria no Instagram
Glossário do Site
Michel Luca

Disney’s Blogger Lifestyle

  Disney’s Blogger Lifestyle 🗓😁 A cara ainda nem dá para aparecer toda, mas o caderninho já está ali aberto 📝 Por aqui vamos encarar

Read More »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo