Alívio cômico é o nome que se da a uma cena ou personagem de humor, posto no meio de uma história com a intenção de quebrar (aliviar) um contexto, nem sempre mas em geral, de suspense ou drama. Quando o alívio cômico se trata de um personagem Disney, geralmente, este rouba a cena. Não é raro, o alívio cômico (Comic Relief Character, em inglês), cativar tanto que nos conectamos mais com este do que com o personagem principal; dai o título deste nosso post: Personagens Apaixonantes e o Alívio Cômico.
Em A Era do Gelo da Blue Sky Studios, que não é Disney, mas trabalha o alívio cômico de forma extraordinária, nós temos como personagens principais o mamute Manfred e a preguiça Sid, que já são cômicos e muito simpáticos.
Sid é um falador, fanfarrão, tremendamente motivado mas muito atrapalhado, e por conta disso vive se colocando em diversas situações de puro humor.
Embora Sid seja de fato engraçado e fale muito, o verdadeiro alívio cômico em A Era do Gelo é um esquilo, dente de sabre, chamado Scrat e que ao contrário de Sid, não fala absolutamente nada, mas diverte absurdamente!
Tudo que o Scrat quer é recuperar uma noz (sim, a noz, a mesma noz), mas sempre que ele consegue pegar esta, algo acontece e ele a perde novamente. Não acredita que Scrat seja um alívio cômico, veja com seus próprios olhos o short film Continental Crack Up e se divirta:
Ice Age Short Film Continental Crack Up
Personagens apaixonantes e a Disney
Tudo bem que a Blue Sky mandou bem com o Scrat, mas, quando se trata de criar alívios cômicos, a Disney não tem pra ninguém e é muito fácil de se entender o porquê.
A razão, é que a Disney não cria um personagem apenas para divertir, mesmo que este seja o alívio cômico, ela cria algo com o que você possa se identificar e se conectar, por isso, personagens apaixonantes e o alívio cômico!
E por menor que seja o papel do personagem, sempre existirá uma frase ou uma expressão, uma dança, uma música ou momento, que serão marcantes, comoventes e inesquecíveis!
Olaf de Frozen é um ótimo exemplo disto (e espero muito dele em Frozen 2 rs), com sua frase icônica:
Frozen, Olaf

Como não querer abraçar e se conectar, com alguém cujo o sonho ta logo ali, porém, tão distante rsrsr! Ocorre que Olaf, sonha em ir à praia e tomar sol, só que, poxa vida, seria um sonho fácil de se realizar, se ele não fosse um boneco de neve!
O ápice de sua aparição “In Summer Song”, demonstra toda a sua vontade e ternura e eu coloco aqui para vocês curtirem:
Olaf In Summer Song
Nos conectamos com Olaf, quando percebemos o enorme valor que pequenas coisas tem, como um simples tomar sol! Além disso, ele nos traz essa sensação fantástica de que podemos escolher uma maneira mais “simples e fácil de viver a vida“.
Também tínhamos que trazer pra cá, um de seus momentos mais engraçados, presente em Frozen II, Olaf Samantha:
Olaf Samantha
Timão e Pumba de o Rei Leão
Depois do fofucho do Olaf, podemos entender um pouco melhor o como a Disney trabalha o conceito de “alívio cômico”, olhando para outros personagens, como Timão e Pumba de O Rei Leão!
Timão e Pumba formam uma dupla tremendamente despojada! Timão é um Suricata, que tem uma veia de liderança (meio às avessas), e parece ter sempre uma palavra de “sabedoria”. Já Pumba é um Javali com um coração que vale ouro e que por sua vez, adora ouvir as histórias de Timão.
Timão e Pumba curtem levar uma venda sem preocupações “hakuna matata” (canção que se tornou igualmente símbolo de Rei Leão). E frase, que por curiosidade compõe um Wall Art que eu e a Larissa temos em nossa sala de estar.
Bom se até aqui você ainda não estava 100% descontraido, em relação aos problemas, de uma chance para Hakuna Matata, logo abaixo!
Rei Leião Hakuna Matata
Conseguimos nos conectar de diversas maneiras a Timão e Pumba, mas a principal é esse desejo, sabe, de querer “fazer parte do grupo“! Afinal de contas, quem não quer ter esses dois como amigos?
Vanellope De Detona Ralph
Resiliente, ousada e determinada mas… com um Bug! Ops…
Vanellope é uma das personagens que eu e a Larissa mais gostamos. Tudo sobre ela parece ter sido pensado, com a intenção clara, de quebrar paradigmas:
- Sim ela é uma princesa, sem um príncipe! Basta sacar que no jogo o Corrida Doce, ela já era uma princesa, que foi apagada da programação e ficou conhecida como “O Tilt”
;
- O mundo dos doces, não é nada doce rsrs. Ele é cheio de perigos;
- Ela enxerga Ralph para além de sua função (vilão de um jogo), como um amigo de verdade;
- Ela não aceita o “contexto e o determinismo”, de usa situação atual, ela quer mudar, crescer e vencer!
Na verdade da pra fazer um post inteiro só a respeito da Vanellope. Veja essa lindeza fazendo um acordo com o Ralph:
Detona Ralph Venellope
É igualmente possível se conectar de diversas formas com a Vanellope, sua vontade de vencer, sua determinação, sua teimosia 😂, mas tem uma em especial “Ela é um bug”
Não importa o status, lugar, cultura ou grau de sucesso, nós eventualmente nos sentimos bugados. Trata-se daquele momento em que a auto-estima cai, e parece não há nada a fazer.
Sabe, apesar disso, Vanellope nos mostra que podemos escolher o como nos relacionar com nosos “Bugs” ou limitações. A pergunta que ela nos leva a fazer é: qual é o seu foco? O dela é vencer a corrida!
Inspire-se com Personagens Apaixonantes e o Alívio Cômico
Quando você se pegar apaixonado ou curtindo mais um personagem coadjuvante ao invés do principal, simplesmente relaxe e aproveite. Lembre-se de que você certamente não é o único, e ele foi desenhado exatamente para te cativar.
Cada um, seja o principal ou o alívio cômico, tem verdadeiramente uma boa história a contar; um sonho, um anseio, ou uma aventura para compartilhar!
São pequenas peças feitas para inspirar, e nos trazer de volta à ternura humana, mesmo que seja apenas através de um abraço, mas que de preferência, que este seja quentinho.