Descubra a relação entre Rapunzel e a quarentena

Disney Rapunzel Quarentena Sonhos Realização Esperança
Existe alguma relação entre Rapunzel e a quarentena? Através de uma análise sucinta destacamos não só esta similaridade, mas propomos um novo olhar sobre a quarentena.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Sim existe uma clara similaridade entre Rapunzel e a quarentena. Preciso dizer que logo na primeira vez que assisti Rapunzel, já gostei muito de sua atitude; digo, sem que eu pudesse imaginar a situação que vivemos hoje, de distanciamento e reclusão (quarentena), e sem que eu tivesse experimentado o afastamento do convívio com o mundo, similar ao que Rapunzel foi submetida, esta história Disney já me tocou profundamente.

Reclusos, sim, em quarentena, mas com esperança e sonhos, de um amanhã livre e melhor. Hoje, releio a história e entendo, foi justamente esta atitude ativa e esperançosa que me atraiu. E para alguns momentos, como este, é provável que a atitude esperançosa se transforme no mais sólido e profundo de nossos alicerces.

Com esta ideia em mente, eu assisti mais uma vez o filme Enrolados, no qual reencontramos Rapunzel. Eu queria justamente confirmar a similaridade entre a história de Rapunzel e a quarentena, seria possível uma leitura de Rapunzel para tempos de quarentena? Posso afirmar, é inevitável se surpreender logo no início, eu levei um susto com tamanha similaridade!  Como o filme retrata bem a boa parte do que estamos vivendo hoje, é simplesmente espantoso (já na primeira cena).

Contudo, como em toda história Disney, também encontramos propostas inspiradoras; portanto vamos falar das similaridades sim, mas também vamos destacar o como se manter otimista e motivada, ou seja, vamos falar de filosofia Disney!

Tangled - When Will My Life Begin - Rapunzel

Rapunzel e a quarentena, as similaridades

Disney Rapunzel esperança sonho liberdade Disneyria

Sim! A nossa protagonista também vive em quarentena, isolada em sua torre, assim como nós em nossas residências! Claro que as razões são diferentes, e essa transposição imputa à Gothel  – vilã que sequestra Rapunzel e finge ser sua a mãe – o papel de covid-19, entretanto é exatamente ai que está a possibilidade de nos identificarmos com Rapunzel, a princesa do reino Corona (😳 o reino realmente tem este nome), cuja capacidade mágica de seus cabelos despertou o interesse inescrupuloso de Gothel.

Em Rapunzel, os cabelos, na humanidade, o convívio, sem o primeiro Gothel simplesmente pereceria, assim também acreditamos que se dará com o segundo, sem o convívio o vírus irá perecer! Por 18 anos, Gothel manteve Rapunzel sobre seu domínio, asfixiando sua aspiração à liberdade, assim mesmo como um vírus o faz, e para vencer foi preciso o sacrifício heroico de eliminar aquilo que mantinha a energia vital da vilã, os cabelos da Rapunzel.

Tal qual Rapunzel, não nos é também o momento do sacrifício heroico? Se não temos cabelos mágicos, há ainda algo de extraordinário na humanidade, a sua capacidade de conviver por um amor desinteressado.

Falando em amor e mergulhando no dia a dia da nossa protagonista, a história da Rapunzel nos apresenta Pascal, um camaleão super fofo (alívio cômico), como seu mais fiel amigo, alguém de quem o amor é inestimável. Pascal até parece dono de uma personalidade ranzinza e reservada, mas acaba se mostrando simpático e disponível, tudo o que se espera ter quando se vive uma rotina cheia de tópicos interessantes. Quer ver só?

Aqui está a rotina da nossa personagem sob o nosso olhar: renovar a beleza de seu espaço, varrendo o chão, lavando a louça e organizando a casa; investir em cultura e criatividade, lendo livros, desenhando quadros e tocando instrumento; sentir-se útil e produtiva, tricotando, cozinhando e fazendo artesanato; divertir-se montando quebra-cabeças, dançando e se alongando! E tudo isso só no começo do dia. Alguém vivendo algo parecido por aí? 🤨

Inspire-se com Rapunzel

Disney Rapunzel Sonho realização Disneyria Uma Leitura de Rapunzel para tempos de quarentena

Neste conto de fadas, encontramos a oportunidade de uma leitura de Rapunzel e a quarentena; na prática temos uma lista de atividades 😂, mas a história não nos diz só o que podemos fazer, nos entrega também uma atitude com a qual encarar o que nos propomos a fazer neste momento! E isto tem tudo a ver com a filosofia Disney.

Rapunzel, às vezes fica entediada, às vezes refaz coisas, em alguns momentos está alegre, já em outros não. E não tem sido assim com a gente durante esses dias? De qualquer forma me pergunto se não é possível, assim como ela, começar o dia, abrir a janela e enxergar este propósito maior. Fazemos o que estamos fazendo por acreditar em um amanhã livre novamente, cheio de convívio e aventuras.  

Assim como nossa personagem a maioria das pessoas está passando por sentimentos ambivalentes! Temos encarado muitas dúvidas, tédio, frustração, insegurança e medo, o que é natural pois queremos liberdade, mas também queremos segurança.

Todo dia nos deparamos com a mesma indecisão, qual o melhor caminho a seguir? Quando Rapunzel escolhe um caminho diferente, ela ainda não está muito certa sobre o momento – talvez a grande sabedoria esteja em encarar a dúvida como algo natural – e por isso segue se questionando (algo que fica claro nas cenas seguintes).

Seu conflito reside entre a realização de seu maior sonho, ver as lanternas – que representam a esperança de reencontrar a própria Rapunzel – e o medo de machucar aquela que acredita ser sua mãe, a quem tanto ama. De forma inversa, mas sob a mesma motivação, nos afastamos hoje de nossos entes para que amanhã possamos soltar nossas lanternas juntos!

Me pergunto, mesmo fora da quarentena, quantas vezes temos medo de dar o primeiro passo, não é mesmo?

Viva a filosofia Disney

Uma Leitura de Rapunzel para tempos de quarentena Disney Rapunzel Inspiração Sonho Realização Disneyria

Comecei dizendo o quanto gostei de cara da Rapunzel, além de gostar posso dizer que também me identifico muito com ela, pois ela tem um sonho maior do que todas as dúvidas e medos! E este é o principal ingrediente, aquilo que torna possível, uma leitura de Rapunzel para tempos de quarentena!

Sua determinação é alimentada pelo sonho (de ver as lanternas), assim como Walt foi alimentado por seu sonho de triunfar, assim como todos nós temos um sonho e podemos nos energizar com este! A grande sacada é não se motivar: com o sonho, mas por causa deste!

Portanto, quero, apesar de todas as circunstâncias, te incentivar a investir verdadeiramente no teu sonho! Todos nós temos um! Rapunzel acreditou em um amanhã melhor, sonhou com o dia em que poderia ver as lanternas de perto. E mesmo sem perspectiva ela buscou enxergar o lado promissor das coisas!

Que essa história possa, principalmente hoje, fazer com que você se livre da culpa, que aceite sentimentos ambivalentes (que tem invadido a todos nós), mas que persevere sobre eles, lembre-se de algo muito importante, você ainda tem sonhos a serem realizados!

E que amanhã seja um novo dia pra você, para nós, no qual possamos olhar juntos novamente, por nossas janelas, e apreciar as lanternas!

Inspire-se e viva a filosofia Disney!

Larissa-Michel-Disneyria-Lanterna-Rapunzel

Estamos juntos e isto tudo vai passar!

Mais sincero desejo de Disneyria 2020
Disneyria Entretenimento e Estudos Sobre a Disney

Conteúdo relacionado

Você também pode gostar

alice pais das maravilhas personagem glossario disney

Alice, de Alice no País das Maravilhas

Alice é uma personagem (protagonista), criada pelo escritor Lewis Carrol para o livro, que se tornou filme, Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland). Na história, ela vive uma enorme aventura, em um mundo aonde a lógica está ao avesso.

Pluto Disneyria Verbete Glosario Disney

Pluto

Pluto é o pet sempre fiel do Mickey Mouse. Ele nunca fala, mas consegue expressar muito bem seus sentimentos e emoções, através de seus comportamentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + sete =